Cinesioterapia.com

A cura pelo movimento.

Método Mackenzie

Robin Mackenzie, fisioterapeuta, desenvolveu um sistema de diagnóstico baseado nos mecanismos de produção da dor. Seu método é composto de movimentos repetidos em amplitude máxima, posições sustentadas e mobilizações. Enfoca a hérnia discal posterior, ao contrário de Paul Williams, fortalece os extensores para voltar à posição normal. Ele identificou 3 síndromes mecânicas : postural, disfunção e degeneração.

1. Síndrome postural - manutenção de certas posturas ou posições, que produzem dor por um aumento da solicitação dos tecidos moles (Ex : ficar sentado por longo tempo); 2. Síndrome da disfunção - perda do movimento em certa direção, com dor intermitente, antes de completar o arco de movimento; 3. Síndrome da degeneração - distúrbio na posição de repouso de 2 vértebras, inclusive do disco, provocando dor constante e perda parcial de movimento.

Os exercícios

1. Paciente em decúbito ventral, braços abduzidos e fletidos, testa encostada no chão, na inspiração fazer uma hiperextensão da cabeça e volta. Para promover o alongamento, sustente o movimento.

2. Na mesma posição, eleva o tronco sem retirar os cotovelos do chão (sempre levantar na inspiração e voltar na expiração) e volta.

3. Ainda na mesma posição, elevar o tronco transferindo o peso para as mãos.

4. Paciente em pé, mãos fechadas em direção da articulação coxofemural, fazer a extensão do tronco. Quando utilizar o arco completo de movimento, o olhar potencializa.