Cinesioterapia.com

A cura pelo movimento.

Cinesioterapia

A arte de cura

A cinesioterapia é definida etimologicamente como a arte de curar, utilizando todas as técnicas do movimento. Licht (1965) definiu exercício terapêutico como “movimento do corpo ou das partes corporais para alívio de sintomas ou melhorar a função”.

A cinesioterapia

Auguste Georgii (1847), ao utilizar o termo cinesioterapia, propunha esta definição:“O tratamento das doenças através do movimento”; a__ cinesioterapia ativa__ é assim a parte da fisioterapia que utiliza o movimento provocado pela atividade muscular do paciente com uma finalidade precisamente terapêutica. É o que há muito tempo se chamou de ginástica médica em oposição à ginástica geral, cujos propósitos são essencialmente higiênicos ou estéticos. Entretanto essa noção de movimento é muito restritiva, portanto se incluem inteiramente no quadro da __cinesioterapia ativa__solicitações musculares de estabilizações que não induzem nenhum deslocamento das alavancas ósseas.

Mais recentemente

Boris Dolto propôs outra definição oposta à primeira, que era a seguinte: ”A cinesioterapia não é um tratamento através do movimento, mas o tratamento do movimento”; a negação é por certo contrária ao estabelecido, porém a integração dos conceitos neuros-musculares e mesmo sensitivo-neuro-motores da organização gestual deve ser aceita. Isso leva a uma ótica diferente da__ cinesioterapia__ e o aspecto, é reforçado em especial pelas noções de regulagens de coordenação das cadeias musculares por curvas de retroação com ponto de partida proprioceptivo ou exteroceptivo Nesse esquema cibernético de funcionamento, a noção de movimento deve ser entendida, inclusive nesse caso, em um sentido amplo porque a atividade postural de equilíbrio está inteiramente inclusa no processo terapêutico podendo mesmo ser a iniciadora. É o que encontramos nos métodos fisioterapêuticos conhecidos como a base proprioceptiva ou ainda de reprogramação neuromotora. 0 recrutamento da atividade muscular não é somente voluntário mas também automático ou reflexo. Portanto de maneira muito ampla a cinesioterapia ativa pode ser definida pela coloração em ação da atividade das fibras musculares contrárias do paciente da maneira analítica ou global voluntária ou automático-reflexa Essa atividade é realizada com uma finalidade terapêutica local, regional ou geral.